Moscatel de Favaios
Edição: Celso Nogueira

Na região do Douro, onde o vinho do Porto reina absoluto, a Adega Cooperativa de Favaios produz um moscatel que vem conquistando cada vez mais consumidores internacionais.


A vinicultura é a base da economia do Douro, principalmente com os vinhos V.Q.P.R.D. (Vinhos de Qualidade Produzidos em Região Demarcada). Ali nascem os Portos e Douros mundialmente afamados.

Favaios, uma sub-região do Douro,  produz o Moscatel de Favaios, que em embalagem individual é conhecido como Favaítos. Feito com 100 por cento da casta de uva Moscatel Galego, na região do Alto Douro, o Favaíto foi lançado há menos de uma década.

Elaborado no concelho (município)  de Alijó, o Favaíto é um vinho licoroso com características de aperitivo, feito com 100 por cento de casta de uva Moscatel Galego, de aroma fino, com notas de lima e amêndoa.

A Adega Cooperativa de Favaios foi criada em 1952 e é a responsável pela produção do Moscatel-Favaios e dos famosos Favaítos, as garrafas em miniatura do moscatel. Em 2008, os lucros da empresa rondaram os 15 milhões de euros e o Favaíto foi responsável por 40% do faturamento final. Jorge Gradim, director comercial da Adega, explica que "o Favaio é um produto 100% natural", sendo que esse é o segredo para o sucesso da marca.

 

A moda dos Favaítos
Todos os anos são vendidos 26 milhões de Favaítos. Em 2007, o recorde foi ultrapassado e a empresa vendeu mais de 28 milhões de garrafas. Jorge Gradim não acredita que seja uma "moda", mas sim que signifique um impulso para um maior crescimento da empresa "em algumas zonas do país".

Entretanto, a marca já está de olhos postos na internacionalização do produto. Jorge Gradim afirma que o principal mercado é a Europa, sobretudo a "Alemanha, a França, o Luxemburgo e a Suíça". A Adeda Cooperativa já exporta para os Estados Unidos da América e para Angola, e chega à América do Sul por meio das grandes importadoras de vinhos finos.

O produto de excelência da Adega Cooperativa de Favaios, único e inconfundível, mundialmente apreciado e reconhecido com a atribuição de diversos prémios nacionais e internacionais, o Favaítos é um vinho moscatel doce, para beber antes e depois das refeições, ou como acompanhamento para charutos. De sabor glicerinado, a doce de mel e compotas, tem um aspecto límpido, de cor ouro brilhante e um aroma de casta evidente, apresentando algumas notas de laranja e mel.

Embora a zona do Douro mais importante para a produção de moscatel seja a zona planáltica de Alijó e Favaios não existe uma delimitação da área de produção. Atualmente, pela legislação em vigor, toda a região do Douro pode produzir vinho com direito à designação Moscatel do Douro. Para isso tem que cumprir algumas obrigações quanto à casta – tem que ter no mínimo 85% de moscatel galego – e quanto à graduação final - os vinhos têm que apresentar no mínimo 16,5º.  É de fato essa a graduação normal dos moscatéis durienses, ou seja, um pouco inferior aos de Setúbal que têm normalmente 18º.

No Douro a variedade mais significativa é o moscatel galego, a mesma casta que em França se chama Muscat, principal uva dos vinhos feitos na região do Rhône, os famosos Beaumes de Venise AOC, que a exemplo do Moscatel do Douro, são vinhos doces naturais, um tipo que vem seduzindo cada vez mais os apreciadores de charutos, e principalmente os que procuram opções ao Porto e ao Madeira.

Harmonização com Charutos

O vinho Favaíto é um vinho licoroso, com características de aperitivo, e é uma excelente opção para a harmonização com charutos suaves e aromáticos como, por exemplo, os Dominicanos da marca Davidoff ou os cubanos Romeu e Julieta e o Hoyo de Monterrey.

 

O Vinho Favaíto se encontra disponível em nossa loja virtual. Clique Aqui.

 

 

 
  Newsletter
Cadastre-se e receba nossas
novidades em seu email.
Nome:
Email:


 
     
  Charutos Personalizados
Comemore o nascimento de seu filho, casamento ou uma conquista de sua empresa com charutos personalizados.



 
     
   Telefones:  (11) 5096-2494 / 5041-1596   |   Email: sac@charutosebebidas.com.br
  © Copyright Charutos e Bebidas. Todos os direitos reservados.
  Qualquer reprodução deste material deverá ser feita com autorização.